ESDE

  • Como Surgiu

    O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) surgiu como ferramenta didática de estudo do Espiritismo, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental da Doutrina nos aspectos científico, filosófico e religioso.

    Lançado em 1983, em Brasília, na reunião anual do Conselho Federativo Nacional (CFN), o ESDE busca atender às expectativas do Movimento Espírita quanto à ampliação dos estudos de forma sistematizada nas casas espíritas. Atende também ao objetivo do próprio Espiritismo, que é a transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada.

    O ESDE é, portanto, um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado nas cinco obras básicas de Allan Kardec – O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Sua ação é complementar a outras realizadas pela instituição espírita, como o estudo das obras básicas e da mediunidade, o Estudo Aprofundado do Espiritismo, a Infância e Juventude, o atendimento fraterno, as ações de assistência e promoção social, constituindo-se em instrumento de preparação de trabalhadores para todas as áreas da casa.

    A Federação Espírita Brasileira (FEB) – analisando a importância da iniciativa, a objetividade da sugestão provinda do Mundo Maior e, sobretudo, visando reforçar a necessidade do entendimento dos princípios doutrinários do Espiritismo, mediante estudo metódico-disciplinado -, lançou a CAMPANHA DO ESTUDO SISTEMATIZADO, em nível nacional. O lançamento, ocorrido em 27 de novembro de 1983, durante reunião do Conselho Federativo Nacional (CFN), em Brasília, fez parte das comemorações do centenário da FEB.

    Nesse dia, por meio do médium Divaldo Pereira Franco, o Espírito Bezerra de Menezes enfatizou o alcance e a magnitude do lançamento da Campanha, que se processava na hora exata e na oportunidade certa, com reais benefícios para todos. Destaca-se abaixo um trecho da mensagem:

    “Hoje, um século e um quarto depois de publicado “O Livro dos Espíritos”, é imprescindível mergulhar o pensamento na água lustral da Revelação, para melhor penetrar o espírito do Espiritismo e encontrar as respostas aos magnos problemas da vida.”

    “Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao largo dos anos, num esforço hercúleo para interessar os neófitos no conhecimento consciente da Nova Revelação, é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo.”

    “Nem uma tarefa programada para um grupo de acadêmicos, nem um programa trabalhado pela ingenuidade, senão as linhas mestras direcionadas num compromisso que, à semelhança de um leque, abrirá perspectivas para todos os recursos da inteligência e do sentimento.”

    Fonte: Federação Espírita Brasileira

  • Programas de Estudo

    A FEB oferece programas para o ESDE, mas não tem a pretensão de que sejam os únicos existentes no movimento espírita. Também apoia outros recursos de aprendizagem utilizados no movimento espírita, desde que guardem coerência com os postulados da Codificação. O conteúdo programático oferecido pela FEB segue metodologia que promove a complexidade gradativa do conhecimento, utilizando como referências as obras básicas de Allan Kardec. Confira abaixo os roteiros de estudo do ESDE-FEB:

    Programa fundamental – Tomo I

    Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo
    Módulo II: A codificação espírita
    Módulo III: Deus
    Módulo IV: Existência e sobrevivência do Espírito
    Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos
    Módulo VI: Reencarnação
    Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados
    Módulo VIII: Lei divina ou natural
    Módulo IX: A lei de adoração.
    (São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.)

    Programa fundamental – Tomo II

    Módulo X: Lei de liberdade
    Módulo XI: Lei de progresso
    Módulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho
    Módulo XIII: Lei de destruição e Lei de conservação
    Módulo XIV: Lei de igualdade
    Módulo XV: Lei de reprodução
    Módulo XVI: Lei de justiça, amor e caridade
    Módulo XVII: A Perfeição Moral
    Módulo XVIII: Esperanças e Consolações
    (São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.)

    Programa complementar – Tomo Único

    Módulo I: Vida no mundo espiritual
    Módulo II: Fluidos e perispírito
    Módulo III: O fenômeno de intercomunicação mediúnica
    Módulo IV: Dos médiuns
    Módulo V: Da prática mediúnica
    Módulo VI: Obsessão e desobsessão
    Módulo VII: Fenômenos de emancipação da alma
    Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
    Módulo IX: Movimento Espírita e Unificação

    Fonte: Federação Espírita Brasileira

  • Quando Acontece no CETJ?

    Quarta Feira – de 15h as 16h e 30min

    Quinta Feira – de 20h as 21h e 30min

  • Apostilas do ESDE

    Tomo I

    fun11

    Tomo II

    fun2

    Tomo Único

    tomo

Share This: