História da nossa Casa

2004-fachadaNo dia 3 de abril de 1923, Joaquim Carvalho de Santana, Antônio de Oliveira Gama, Pedro Guedes Alconforado, José Moreyra de Loyola e José Cupertino Santana, reuniram-se numa casa que, segundo contam apresentava-se em mau estado, e conduziram assim a primeira reunião espírita. Estava fundado o Centro Espírita Trabalhadores de Jesus. E a luta estava só começando.
Oitenta e quatro anos completados no dia 3 de abril de 2006. Nada de festa, velas ou presentes. Oitenta e um anos dedicados aos carentes, aos necessitados, aos doentes do corpo e da alma.

Dois anos depois, portanto em 1925, foi eleita nova Diretoria, mantendo alguns nomes da anterior e agregando novos adeptos. Em abril desse ano a sede do CETJ passou a funcionar na Rua Teixeira e Souza nº 16, numa casa alugada. Em 1927, depois de mais um período de trabalhos, nova eleição para a Diretoria, e o Presidente escolhido foi Joaquim Cardoso de Oliveira . Ainda nesse ano, a sede do CETJ se muda mais uma vez, agora para a Rua Casimiro de Abreu nº 3, funcionando aí até 1930. Desse ano até 1932, o Centro ficou, não se sabe o motivo, sem atividades.

Em 1932, no entanto, alguns irmãos reuniram-se na Rua Raul Veiga nº 59, para reorganizarem a Casa, tendo sido eleito José Cupertino de Santana. O Centro funcionou nesse endereço até o ano de 1946.

o_inicioEm agosto daquele ano, foi realizada reunião para eleger novos diretores. Desta vez, um grande objetivo movia a eleição: a construção da sede no terreno doado pela irmã Rosalina Cardoso de Fonseca e os trabalhos passaram a se realizar na Avenida Assunção nº 25.

Em março de 1948, nova mudança de endereço. Nossa Casa passou a funcionar na Rua Jonas Garcia nº 21. Nessa época, intensificam-se os esforços para a construção da sede própria. O irmão Admário Pinto de Oliveira, um dos diretores da Casa, desenvolve diversas atividades, uma delas a apresentação da peça teatral “Apoteose da Caridade”, estrelada por Dora Cabral, Constantina de Oliveira Gama, Esterli Neves, Dalva Cabral e Dulce Cabral.

Luta, sonho e esperança eram um só sentimento quando foi criada a Mocidade Espírita, que recebeu o nome de Mocidade Espírita Vianna de Carvalho. Isso foi em agosto de 1948. Era o começo da colheita…

Ainda à frente da Presidência, Antonio Gama continua sua árdua tarefa de construção da sede própria, movimentando recursos da melhor forma possível, em constantes reuniões com sua Diretoria. Foi numa dessas reuniões em 1950, quando o Centro funcionou provisoriamente na casa de Admário, que ele mesmo informou ter conseguido levantar a importância de quatro mil cruzeiros para a construção da sede. Numa reunião realizada em abril de 1950, foi aprovada a data de 23 de abril de 1950 para a inauguração da sede própria no endereço que hoje conhecemos.

A partir daí, a obra toma forma e já é possível vislumbrar os frutos de tanto esforço.

No dia 2 de junho de 1952 nasce a escola de Alfabetização do CETJ, batizada como Escola Espírita Vianna de Carvalho, sob a direção da irmã Constantina de Oliveira Gama.

Dois anos depois, em maio de 1954 foi eleita uma Diretoria de que só constavam mulheres, com Emília Cabral na Presidência, auxiliada pelas irmã s Maria Glória Oliveira, Odalina Macedo, Odete Maria da Penha, Mercedes Sampaio e Carolina de Oliveira.

Em 1956 a luta é pela luz elétrica, em 1957 pela instalação de água e esgoto, conserto de cadeiras, abertura de portas, construção do parque infantil, serviço de alto-falantes e reformas em geral. Em 1961 foi aprovado o início da construção de uma escola no terreno do Centro, com frente para a Rua Casimiro de Abreu. Em 1962 foram feitas as instalações do muro em toda a área do terreno.

Sob a Presidência de Emília Cabral, em 1984, foram construí das uma sala de aula anexa à Escola Vianna de Carvalho, dois banheiros e um quarto com banheiro, onde mora José Martins, “Seu Zé”, que cuida de toda a área do nosso Centro. Em 1985 vieram, finalmente, salas onde funcionam o Bazar da Pechincha, a Livraria Yeda Manhães de Andrade e a sala de Costura.
reformaCom o crescimento da Doutrina em nossa Cidade e consequentemente com o aumento de participantes em nossas reuniões públicas, fez-se necessário um estudo para a reforma da nossa Casa: aumentar a capacidade do salão de reuniões para 200 lugares, novas salas de aulas para estudos da Doutrina, atender a Evangelização Infantil e Mocidade, Secretaria, sala de reunião mediúnica, banheiros, etc…

Em fevereiro de 1997, em reunião da Diretoria, sob a Presidência do Sr. Hildeberto Azevedo, foi discutido o projeto do arquiteto Aristarco Acioli para a reforma e ampliação e inclusive a forma como seriam obtidos os recursos necessários para a realização da obra, o que foi aprovado por unanimidade. A obra teve início em maio de 1997 e em 14 de dezembro desse mesmo ano, o salão de reuniões foi inaugurado com reunião festiva, tendo como oradora a nossa irmã Érica Marinho.

reuni_publicaEm 5 de novembro de 1998, um ano e oito meses após o seu início, todo o projeto foi concluído, com instalações adequadas para atender o crescimento do movimento espírita de nossa Cidade.
É com imensa alegria que o Centro Espírita Trabalhadores de Jesus chegou aonde chegou, consciente de que o importante é a obra, e não o autor e que todos nós, diretores, médiuns, frequentadores e associados, unidos e identificados com os ideais da Casa, humildemente, e apoiados pela espiritualidade maior que nos assiste, poderemos aumentar a nossa contribuição em prol dos necessitados de toda a ordem, entre os quais certamente nos incluímos.

O trabalho enobrece o homem e o homem é obra de Deus “

Centro Espírita Trabalhadores de Jesus - Uma História de Amor e Caridade

Share This: