Infância, Juventude e Família

  • O Que é Evangelização Espírita Infantojuvenil?

    “[…] educar uma criança e um jovem à luz do Espiritismo

    é semear luz pelos caminhos do futuro…”

    Vianna de Carvalho

    Evangelização Espírita Infantojuvenil é toda a atividade voltada ao estudo da Doutrina Espírita e à vivência do Evangelho de Jesus junto à criança e ao jovem.

    Sua ação visa:

    – promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com o próximo e com Deus;

    – proporcionar o estudo da lei natural que rege o Universo e da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal” (Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo); e

    – oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como ser integral, crítico, consciente,  participativo, herdeiro de si mesmo, cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo à toda perfeição de que é suscetível. (Cecília Rocha e equipe. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infantojuvenil. 4. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2011.)

    Na Instituição Espírita, a atividade de Evangelização abrange as aulas de evangelização espírita, momento especial de convivência, aprendizado, reflexão, compartilhamento de experiências e construção de vínculos de amizade e de fraternidade entre as crianças e os jovens frequentadores.

    A ação evangelizadora envolve, ainda, pais e familiares, convidando-os a participarem de grupos ou reuniões voltados ao estudo de temas relacionados à vida em família, fundamentados à luz da Doutrina Espírita.

    A relevância da tarefa é destacada por vários benfeitores espirituais, dentre eles, Guillon Ribeiro2, ao afirmar que “é imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefa da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita”; e Vianna de Carvalho1, ao sintetizar que:

    […] à Evangelização Espírita Infantojuvenil cabe a indeclinável tarefa educacional de preparar os futuros cidadãos desde cedo, habilitando-os com as sublimes ferramentas do conhecimento e do amor para o desempenho dos compromissos que lhes cumprirá atender, edificando a nova sociedade do amanhã.

    1Vianna de Carvalho (Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no dia 26 de fevereiro de 2007, em Miami, Fla. USA. Fonte: Apostila Entrevista com o Espírito Vianna de Carvalho, FEB, 30 anos da Campanha de Evangelização Espírita Infantojuvenil)

    2Guillon Ribeiro (Página recebida em 1963, durante o 1o Curso de Preparação de Evangelizadores — CIPE, realizado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo, pelo médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro. Fonte: Apostila Opinião dos Espíritos sobre a Evangelização Espírita Infantojuvenil, FEB)

  • A Quem Atende?

    A evangelização da Infância e Juventude é realizada em ciclos de estudo, divididos por faixa etária, dispostas da seguinte forma:

    I- Maternal – 03 a 04 anos

    II- Jardim- 05 a 06 anos

    III- 1° Ciclo da Infância- 07 a 08 anos

    IV- 2° Ciclo da Infância – 09 a 10 anos

    V- 1°Ciclo da Mocidade – 11 a 12 anos

    VI- 2°Ciclo da Mocidade – 13 a 14 anos

    VII- 3°Ciclo da Mocidade – 15 a 16 anos

    VIII- 4°Ciclo da Mocidade – 17 a 21 anos

    No mesmo horário, acontece atividade dirigida aos pais dos evangelizandos, sendo realizado a apresentação e discussão de temas à luz da Doutrina Espírita, assim como, é incentivada a implantação do Culto do Evangelho no Lar, e oferecida a oportunidade para a integração nos trabalhos da Casa.

  • Quando Acontece no CETJ?

    Sábado – de 16h às 18h

Share This: